domingo, 13 de novembro de 2011

EIN ARBEITERCLUB IN SHEFFIELD (Um Clube de Trabalhadores em Sheffield) de Peter Nestler - 16.11.2011 - 22h00


Um dos mais belos documentários de Peter Nestler, filmado em Sheffield na década de 60 e um documento sobre a vida operária. O filme mostra lado a lado as difíceis condições de trabalho com imagens de um clube de entretenimento frequentado pelos operários e onde acompanhamos o programa que é apresentado. O filme recorre, tal como noutros filmes de Peter Nestler, à imagem fixa, com mais de 200 fotografias integradas no filme, a que se acrescenta o som directo e o registo dos cantores que vemos.

Descrição do filme por Elke Peters, Filmkritik, Setembro 1979:

"Os que chegam, falam com os amigos, bebem cerveja, jogam às cartas ou estão para lá sentados. Uma das mais bela sequências é aquela em que vemos duas mulheres a dançar uma com a outra. A câmara segue-as e como elas dançam, a câmara também tem de dançar. O senhor Pop Lomas, o presidente do clube, pede aos presentes atenção para o programa. Abre-se a cortina e um duo canta "How Many Roads..."
O programa é variado e vai de áreas de ópera a paródias rock. Todos são estrelas, aqueles que aqui estão. Do ponto de vista burguês não passam de imitações de estrelas. Mas o filme nega estas diferenças. É apenas aqui no Clube que se podem ver estes artistas a expressar a sua própria cultura popular, na qual se inspiram e onde servem de modelos a seguir. (...)