segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MORRER COMO UM HOMEM de João Pedro Rodrigues - 22.11.2011 -21h30


(...) Com Morrer como um Homem, Rodrigues tenta criar um musical sem números musicais convencionais e este desafio cria algumas das suas filmagens mais divertidas e exuberantes até hoje. Depois do mutismo controlado de O Fantasma, quase silencioso à excepção de um coro canino esporádico, Odete mostra o seu dom para a epifania da banda sonora: uma viagem de carro de um Rui destroçado no fim da noite é acompanhada pela balada crua e tristonha de Big Star, "Kanga Roo"; um interlúdio ligeiramente assustador traz um sopro aterrador de "Smells Like Teen Spirit", cantada por um coro de miúdos. Morrer como um Homem mina a referência a pequenos laivos de euforia. Ao mesmo tempo que as personagens estão prontas a começar a cantar, à capela, a acção nunca surge como espectáculo coreografado. Mas sempre que alguém começa a trautear (quase invariavelmente uma canção popular portuguesa sobre a perda e a amargura), o filme como que cai numa espécie de feitiço e dá-se um momento de ruptura subtil. Enquanto o amigo de Tonia a ajuda a pôr a cabeleira, Rodrigues dá à imagem um tom vermelho e depois azul e passa a um ângulo de cima para baixo quando Tonia roda na cadeira – uma espécie de simplificação de Busby Berkeley. Num outro sentido, quando um Rosário enfadado muda a estação de rádio no carro, Tonia continua a cantarolar, quase a sussurrar, e a câmara demora-se na sua cara, vista através de uma janela manchada com pingas de chuva e reflexos. Mas o verdadeiro momento alto é guardado para uma visita à floresta, onde Tonia se encontra finalmente com a criatura que surgiu pele primeira vez no prólogo, a estranha grande dama Maria Bakker (Gonçalo Ferreira de Almeida). A caminhada nocturna é interrompida quando a lua fica vermelha e todas as personagens, banhadas por esta luz esquisita, se sentam a ouvir um hino trémulo de cabaret ("Calvário" cantado pela cantora transexual Baby Dee), vindo de uma fonte que não se vê.(...)
Dennis Lim
Art Forum, Setembro, 2010