domingo, 2 de dezembro de 2007

ROSE HOBART de Joseph Cornell - 12.12.2007


A dança ocupa um lugar especial no universo pessoal da obra de Joseph Cornell. As referências à dança clássica, à coreografia e a bailarinas como Fanny Cerrito ou Tamara Toumanova são constantes nas suas colagens, caixas, ilustrações (Cornell trabalhou para a revista Dance Index), igualmente nas entradas do seu diário, nas transcrições escritas dos seus sonhos.Na sua cosmogonia a dança parece ocupar um lugar especial, forma de harmonizar os elementos naturais – as suas bailarinas recortadas vagueiam pelo espaço estelar, complementam as constelações, apaziguam as criaturas nocturnas, animam fantasias marinhas.(...)
No seu filme mais conhecido, Rose Hobart, uma intervenção sobre o corpo do filme de aventuras East of Borneo (1931) de George Melford, Cornell alia o seu interesse pelo coleccionismo e nostalgia à transformação expressiva dos elementos de composição mediada pelo seu interesse e fascínio pela actriz Rose Hobart. O trabalho de selecção das sequências, montagem e rearranjo do filme original processa-se por supressão, redução e repetição. Supressão do som e diálogos do filme (substituídos por uma música que lhe é exterior); redução – retém apenas as imagens do filme em que Rose Hobart aparece e a que acrescenta algumas outras imagens pontuais do filme. (...)
Ricardo Matos Cabo
in catálogo "cinematografia – coreografia
Lisboa - Novembro de 2007