sábado, 1 de dezembro de 2007

EFPSYCHI e THE STOAS de Robert Beavers - 11.12.2007

                                                                                                   © Robert Beavers
O trabalho de Robert Beavers é um dos mais singulares da tradição experimental  – fortemente ancorado nos valores estéticos da cultura clássica é uma obra marcada por um materialismo intenso que explora o paralelismo entre o acto de filmar e o trabalho artesanal, numa tentativa de harmonização das imagens e sons cinematográficos com o inventário das formas existentes na natureza e as formas dos objectos manufacturados pelo homem. (...)
O trabalho de montagem, não é feito através de uma visão do material mas de uma aproximação táctil e sensível (por memória) dos elementos existentes. A sensualidade dos seus filmes deve-se possivelmente a essa capacidade afectiva de perceber a imagem como forma dupla e concentrada de actividade (do realizador, do espectador).
(...) Em Efpsychi, a base de trabalho é o retrato humano – o estudo das formas de um rosto de um jovem rapaz que olha a câmara de frente. (...) Neste caso apercebemo-nos de que o actor em questão, de seu nome Vassili, é um artesão que fabrica vassouras numa oficina em Atenas. O estudo do rosto é acompanhado pelo estudo do espaço que rodeia o corpo que trabalha. Os degraus que conduzem à loja, os passos de quem caminha ao nível dos olhos de quem trabalha e olha do ponto de vista do actor / artesão. (...)

            Ricardo Matos Cabo
            in catálogo "cinematografia – coreografia" 
Lisboa Novembro de 2007